
NOTÍCIAS
Proerd chega a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz
15 de Outubro de 2015
O Programa Educacional de resistência as drogas, dá assitencia em escolas de todo o país, mudando a vida de milhares de jovens, dia após dia. Com uma equipe de policiais preparados, eles realizam tarefas didáticas com o intuito de passar a mensagem para que os jovens digam não as drogas, e a violência.
A Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, passou a participar e ser beneficiada pelo projeto. O acordo foi assinado, e com a presença do Carlos Eufrásio, chefe da divisão de responsabilidade social da unifor, da diretora da escola, Monica Galeão, e da equipe de policiais militares, o acordo foi firmado: as crianças e jovens da escolinha, passarão a aprender como se manter longe das drogas e, consequentemente, plantar um futuro melhor para si.
O Tenente Coronel Fernando Albano, explicou em suma qual o objetivo, os métodos e critérios do programa: "O proerd tem como missão principal educar na prevenção contra as drogas e a violência. É um projeto desenvolvido pela polícia militar onde a gente busca as crianças na faixa etária de 8 a 12 anos, onde a partir de uma série de atividades lúdicas e de uma cartilha desenvolvida em nível internacional para esse tipo de atividade, a gente aproxima a polícia militar das crianças, levando justamente essa mensagem de prevenção contra as drogas e contra a violência", declarou.
Desde sua implantação no Ceará, o programa já conseguiu formar mais de 500 mil crianças, e já está presente em mais de cem municípios do estado do Ceará. E o coronel é otimista: "A gente espera no próximo ano, está atingindo a meta de cem mil crianças por ano”.
De fato, todos ficaram satisfeitos e ansiosos pelo o andamento do programa. Para a diretora da escola, Monica Galeão, o projeto é essêncial, e só vai agregar nos conhecimentos e formação já passados para as crianças. Como afirma: "Ele tem uma importância muito grande, porque as crianças da escola vivem em um meio muito vulnerável, com a questão da violência, com a questão da droga, então o projeto vem agregar, vem também contribuir com o ensinamento da escola, a questão de resistência, a questão de formação humana propriamente, sobre o companheirismo, sobre a parceria, sobre o trabalho de resistência as drogas”.
O diferencial do Proerd, é que tudo é feito com amor. Os policiais criam verdadeiros vínculos afetivos com as crianças, e ensinam de forma divertida e espontânea, quebrando o esteriótipo rígido do policial, e cultivando nos jovens uma imagem amorosa, criando laços de amizade e assim, conseguindo com que a mensagem atinja verdadeiramente os jovens.
Vamos conferir o depoimento do policial militar: Cabo Waldecy Rocha, sobre a relação que ele, e seus colegas cultivam com os jovens.



